Bactérias: estrutura, classificação e doenças
- Eduardo Fischborn
- 7 de mar. de 2018
- 5 min de leitura

Informações retiradas de:
Estrutura:
Bactérias são semelhantes a células procarióticas; Parede celular: camada mais externa, cobre a membrana e da forma a bactéria; Membrana: camada dupla de fosfolipídios, auxilia na permeabilidade de nutrientes,defesa e produção de energia; Ribossomo: responsável pela aparência rugosa da célula; Nucleoide: núcleo; Plasmídeo: (nem todas tem) pequena molécula de DNA que pode vir a ser útil contra antibióticos; Flagelo: estrutura responsável pela mobilidade; Corpo cromatínico: uma molécula de DNA circular que carrega as informações genéticas da célula.
Doenças:
As bactérias são seres procariontes e unicelulares encontrados tanto vivendo de forma isolada quanto formando colônias. Esses seres do Reino Monera são usados na fabricação de alimentos, participam ativamente do processo de decomposição e são bastante aplicados na Biotecnologia. Entretanto, apesar de tantos benefícios, algumas bactérias são causadoras de doenças graves.
As doenças causadas por bactérias, também chamadas de doenças bacterianas ou bacterioses, possuem os mais variados sintomas e formas de transmissão. A hanseníase, por exemplo, compromete nervos e pele e é transmitida pelas vias respiratórias. Já a salmonelose causa diarreia e dores abdominais e é transmitida por água e alimentos contaminados. A sífilis, por sua vez, causa pequenas úlceras na região genital e é transmitida por contato sexual.
As bactérias são causadoras de doenças bastante simples, tais como amigdalite, até doenças bastante perigosas, como a meningite, que pode causar a morte do paciente. Sendo assim, são um grupo que merece bastante atenção. Veja a seguir algumas doenças causadas por bactérias:
- Botulismo
- Cólera
- Coqueluche
- Difteria
- Disenteria
- Febre Tifoide
- Gonorreia
- Hanseníase
- Leptospirose
- Meningite
- Pneumonia
- Sífilis
- Tétano
- Tuberculose
As doenças causadas por bactérias são tratadas com o uso de antibióticos. Esse medicamento atua controlando o número desses organismos no corpo, matando-os ou impedindo seu crescimento. O uso desse medicamento só pode ser feito com recomendação médica e seguindo rigorosamente as orientações desse profissional.
O uso inadequado de antibióticos pode contribuir para a seleção de cepas resistentes e, consequentemente, mais difíceis de serem tratadas com os antibióticos tradicionais. Essas cepas resistentes são chamadas de superbactérias e causam sério risco à população, principalmente em pessoas hospitalizadas, uma vez que essas bactérias são responsáveis por grandes infecções hospitalares.
Nesta seção separamos para você as principais doenças causadas por bactérias, seus sintomas, agentes causadores, tratamento e métodos para a realização do diagnóstico. Além disso, daremos dicas de como se prevenir de algumas delas. É importante destacar que a leitura dos textos não substitui uma consulta médica.
Classificação das bactérias:
Biologia - Vanessa Sardinha dos Santos  
As bactérias são organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula, a qual não apresenta núcleo definido e delimitado por membrana. Esses organismos também apresentam como característica a ausência de organelas membranosas, como aquelas encontradas nas células eucarióticas.
Existe uma grande variedade de bactériasem todo o planeta. Elas podem ser classificadas com base em vários critérios, sendo o mais conhecido aquele que considera a morfologia desses organismos. Além dessa forma de classificação, é possível diferenciar as bactérias em gram-positivas e gram-negativas.
→ Classificação das bactérias com base na morfologia
As bactérias podem ser classificadas em relação à morfologia em:
Cocos: Bactérias que apresentam estrutura esférica. Podem ser classificadas em relação ao seu arranjo em: diplococos (agrupamento de dois cocos), tétrades(agrupamento de quatro cocos),sarcina (agrupamento de oito cocos formando uma espécie de cubo), estreptococos (cocos agrupados em cadeias) e estafilococos (cocos agrupados em um arranjo semelhante ao cacho de uva);
Bacilos: Bactérias que apresentam estrutura em forma de bastão. Podem ser encontradas organizadas emdiplobacilos (bacilos agrupados aos pares) ou estreptobacilos (bacilos organizados em cadeias). Podem ocorrer ainda em paliçada, agrupados lado a lado;
Cocobacilos: Assemelham-se a uma forma de transição entre cocos e bacilos e caracterizam-se por serem bastões muito curtos;
Espiraladas: Apresentam sua célula em espiral e ocorrem, em sua grande maioria, de forma isolada. Podem ser classificados em espirilos, quando possuem corpo mais rígido e a presença de flagelos, e espiroquetas,que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas;
Vibrião: Assemelha-se a uma vírgula e a espirilos muito curtos;
 Observe as principais morfologias verificadas em bactérias
→ Classificação das bactérias com base na constituição da parede celular
De uma maneira geral, podemos dizer que a parede celular das bactérias é formada basicamente por peptidoglicano e garante a proteção desses organismos, a divisão celular e a manutenção da forma das células. Algumas propriedades da parede celular, no entanto, permitem que as classifiquemos em dois grupos: gram-positivas e gram-negativas.
Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, utiliza-se a Coloração de Gram, uma técnica criada por Hans Christian Gram que submete as bactérias a corantes e permite a coloração de sua parede. Veja a seguir as características desse grupo de bactérias:
Gram-positivas: Na parede celular das bactérias gram-positivas, observa-se uma maior quantidade de peptidoglicano, além da presença de ácidos teicoicos. Essas bactérias, em coloração de Gram, coram-se de azul ou violeta.
Gram-negativas: A parede celular das bactérias gram-negativas apresenta uma maior complexidade. Existe uma camada com menor quantidade de peptidoglicano e outra membrana externa formada por lipopolissacarídeo. Essas bactérias, em coloração de Gram, coram-se de vermelho.
Existe ainda um grupo de bactérias chamado de micoplasma, o qual não possui parede celular. Assim sendo, elas não se coram com a coloração de Gram.
As bactérias são organismos unicelulares(são compostos por uma única célula) e procariontes(tem o seu material genetico disperso no citoplasma) extremamente simplórios,medem de 2 a 5 micrometros podem viver isoladamente ou em colonias.Estao presentes em 2 dominios,o domonio archea,no qual estão incluídas as arqueobacterias e o dominio bactérias,onde estão os outros grupos das bactérias.Pertencem também ao reino monera e são considerados decompositores de matérias. • Estrutura das bacterias Em volta de todas as bactérias podemos encontrar uma membrana plamatica(estrutura que delimita as células e regula a entrada e a saída de substancias) e em algumas ainda se pode acabar encontrando uma parede celular que pode ser constituída por peptidioglicano(no caso das eubacterias) ou por polissacarídeos(no caso das arqueias) e tem por objetivo a proteção da celula bacteriana. Dentro do citoplasma das célula das bactérias observamos apenas um tipo de organela presente: os ribossomos,que apesar de serem menores do que os das células eucarióticas desempenham a mesma função, a síntese protéica.alem disso também podemos ver a presença de grânulos ou inclusões que servem para armazenamento. No citoplasma também temos presente um nucleoide,onde esta o cromossomo da bactéria,único e circular e alem DNA cromossomial também observa-se o plasmideo que é formado por uma célula pequena de DNA circular de duplicação independente. Outra estrutura que pode ser encontrada nas bactérias são flagelos que ajudam na locomoção do organismo, os quais são compostas por uma proteina chamada flagelina. Ainda podemos encontrar outras duas estruturas semelhantes aos flagelos,porem mais finos e curtos, a pili e fimbria. • Tipos morfológicos das bacterias Podemos dividir as células bacterianas em três tipo,levando em consideração os seus formatos: • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão. • Cocos: Bactérias de formato esférico. • Espirilos: Bactérias em forma de espiral.
• Esporos • Com o objetivo de proteger-se em condições desfavoráveis em questões de temperatura algumas bactérias desenvolvem estruturas chamadas de esporos que são extremamente resistentes e duraveis
• Reprodução As bactérias reproduzem-se assexuadamente,mais precisamente por divisão binária,processo no qual a célula se divide dando origem a outra célula.