top of page

Our Recent Posts

Tags

Buscar

Protoctista

  • Foto do escritor: Eduardo Fischborn
    Eduardo Fischborn
  • 16 de abr. de 2018
  • 1 min de leitura

O reino Protoctista é constituído por organismos unicelulares eucariontes representados pelos protozoários e pelas algas. Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com 20 mil espécies. Sendo em grande maioria aquáticos, vivem em mares, rios, tanques, aquários, poças, terra úmida e lodo. São microscópicos, porém algumas espécies podem ser vistas a olho nu, como o Spitostomum (3 mm) e a Globigerina.

Denomina-se pseudópodes, os rizópodes ou sarconídeos, protozoários que se locomovem por expansões do citoplasma. Auxiliam tanto a locomoção como a nutrição. Os cromossomos representam o material genético. O citoplasma é formado por material gelatinoso. Está diferenciado em duas zonas, uma externa, o ectoplasma, e outra interna, o endoplasma. As organelas e granulações responsáveis pelas atividades vitais dos protozoários são encontradas no endoplasma. Esses protozoários reproduzem-se assexuadamente, por divisão binária. Os flagelados são protozoários que podem ter vida livre, ser parasitas e mutualísticos. Reproduzem-se assexuadamente por bipartição longitudinal. Os protozoários ciliados são os que se locomovem por meio de cílios. Possuem dois núcleos: macronúcleo (funções vegetativas) e micronúcelo (funções genéticas: hereditariedade e reprodução).

Reproduzem-se assexuada e sexuadamente. A reprodução sexuada ocorre por conjugação, que consiste no pareamento de dois paramécios, com fusão das membranas e troca de material genético dos micronúcleos.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2018 by Origem da Vida: O Blog. Proudly created with my own hands.

bottom of page